quinta-feira, 5 de maio de 2011

A chegada do bebê em casa.

A maternidade e a paternidade são fases recheadas de ansiedades e expectativas. Pelo crescimento da barriga, pelo nascimento e enfim pela chegada em casa.
Muitas mamães ficam ansiosas e preocupadas com esse momento, por isso, algumas dicas que podem ajudar:

* No primeiro mês é muito importante contar com a ajuda de alguém para cuidar da casa, da comida e dos cuidados domésticos.
* O Papai deve ajudar a mamãe em tudo que ela precisar, incluindo banhos no bebê e troca de fraldas, especialmente quando o parto for cesárea. A mamãe terá mais dificuldades para se locomover.
* Deixar tudo organizado antes de sair para a maternidade: as roupinhas do bebê em ordem, as roupas da mamãe, e a dispensa organizada para não ter idas surpresas ao supermercado.
* Para as mamães mais reservadas, organizar agenda de visitas, pedindo que telefonem antes, ajuda muito, pois fica mais fácil do casal se organizar para receber as visitas.
* A mamãe precisa de muita tranquilidade nessa fase, assim como o papai, pois será um momento da família se conhecer e criar uma rotina, por isso segurem a ansiedade das vovós em participar de tudo.
* É muito importante cuidar da mamãe que deixa de ser o centro das atenções, mas ainda precisa de muito carinho e cuidado.
* Uma alimentação bem organizada e com auxílio de amigos e família é muito importante para a mamãe que está amamentando e evitando alimentos que possam dar cólicas no bebê, tais como feijão, chocolates, doces, etc.
* Manter as coisinhas do bebê à mão para facilitar a organização e rotina da mamãe e bebê.
* Ter os telefones mais importantes em lugar fácil de encontrar: pediatra, ginecologista e farmácia delivery.
* O papai, ao voltar a trabalhar, deve ter um telefone fácil que o encontre para caso a mamãe precise, possa encontrá-lo com facilidade.

O mais importante é guardar um tempinho para a família. Bebês recém-nascidos precisam de ambientes tranquilos e calmos, que respeitem seu processo de adaptação e nada de ficar pulando de colo em colo. O colinho da mamãe e do papai são suficientes nesse processo.
Nada de acordar o bebê para visitas.

A mamãe pode receber as visitas e se estiver cansada se recolher ao quarto com o bebê para maior tranquilidade.

É fundamental respeitar o bebezinho e a família que se forma e se conhece!

Mamães e Papais, seu dever principal é zelar pelo bem-estar e cuidado do bebê.

Muitas felicidades nessa nova etapa!


www.educardacerto.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário