quinta-feira, 5 de maio de 2011

Não dê mel aos bebês.

É uma das regras que fazem parte da lista de coisas que você deve saber (como "não misture amônia com cloro" e "não use areia de praia para fazer concreto") e que precisam de mais divulgação porque são muito importantes.

A palavra botulismo descreve um tipo de intoxicação. Uma classe de bactérias chamada Clostridium botulinum que cria uma proteína chamada toxina botulínica, e essa proteína é a causa do botulismo. A toxina botulínica invade as células nervosas estimulantes no lugar em que elas se encontram com as fibras musculares e bloqueia essa ligação para que nenhum sinal consiga passar. O resultado é a paralisia, e em casos graves ela imobiliza o paciente completamente e pode levá-lo à morte.


Os bebês podem desenvolver botulismo por meio da ingestão do mel. No caso, as abelhas costumam coletar esporos de botulismo enquanto coletam o néctar, e os misturam ao mel. A maioria das pessoas pode ingerir esses esporos sem problemas porque possuímos bactérias em nossos intestinos e sistemas imunológicos saudáveis que eliminam os esporos. Os bebês ainda não possuem essas defesas. Então, quando um bebê come mel, os esporos se encontram em um intestino livre de oxigênio e entram em ação. Eles produzem a toxina enquanto estão dentro do bebê. 
 
 
MEL SÓ A PARTIR DE 1 ANO DE IDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário