quinta-feira, 5 de maio de 2011

Como tratar o vômito ! O que devo fazer se meu filho estiver vomitando?

O vômito em si não é causa de alarme, mas em alguns casos pode indicar um problema mais sério. Quando vomita muito, a criança perde líquidos preciosos para o organismo e pode acabar ficando desidratada, por isso é importante que eles sejam repostos.

Você pode dar soro caseiro (um punhado de açúcar e uma pitada de três dedos de sal em 200 ml de água filtrada, fervida e fria -- o gosto deve ser parecido com o da lágrima) ou soluções especiais para reidratação à venda nas farmácias (tenha certeza de comprar a fórmula infantil).

Pode também alternar com elas bebidas como água de coco, chá, suco ou água. As bebidas isotônicas esportivas possuem mais minerais que o ideal para essas situações, por isso não são recomendadas.

Não dê nenhum remédio para combater a náusea, a menos que tenha sido especificamente receitado pelo médico, e nunca use medicamentos com aspirina na composição, porque ela pode desencadear uma rara mas gravíssima doença chamada síndrome de Reye.

Experimente seguir as instruções abaixo:

• Quando a criança parar de vomitar, comece a dar pequenas quantidades de água, soro caseiro ou a bebida que você tiver à mão, a cada meia hora. Bebidas frias ou geladas "ficam" mais fácil no estômago que bebidas mornas ou quentes. Mesmo que ela queira mais, ofereça só de pouquinho em pouquinho, para não precipitar um novo vômito e perder tudo o que ela já tomou.

• Se ela conseguir manter esses líquidos no estômago, vá dando 50 ml de soro caseiro, água de coco ou solução para reidratação alternados com 50 ml de qualquer outro líquido de meia em meia hora.

• Quando a criança tiver conseguido tomar duas ou três dessas doses sem vomitar, passe a dar leite materno ou fórmula de leite em pó mais diluída, e aumente a quantidade para entre 80 e 100 ml, a cada três ou quatro horas. No caso de crianças maiores, você pode dar algum alimento sólido leve se ela quiser (bolacha simples, arroz com frango, canja).

No caso de o vômito não parar com essas medidas, fale com o pediatra. Dependendo do caso, ele pode receitar medicamentos que podem ser administrados na forma de supositórios. Sempre que a criança tiver tomado algum medicamento antiemético (contra o vômito), espere entre meia hora e uma hora para começar a dar líquidos. E fique sempre atenta a qualquer sinal de desidratação (letargia, boca seca, diminuição no xixi, ausência de lágrimas). 

Vômito pode ser perigoso?

Sim, há situações muito específicas em que o vômito pode indicar algo grave, porém elas não são a regra. Confira abaixo algumas delas:

• Vômito acompanhado de muita dor ou inchaço abdominal. Seu filho pode ser pequeno para descrever exatamente onde incomoda, mas você o conhece melhor do que ninguém para saber quando algo realmente não está certo. Dores fortíssimas às vezes indicam algum bloqueio intestinal, e é preciso que se leve a criança imediatamente a um pronto-socorro.

• Bile (uma substância verde) ou sangue de cor escura (quase como café) no vômito também podem ser sinal de algum bloqueio intestinal.

• Vomitar mais de uma vez após sofrer algum ferimento na cabeça, já que quedas e golpes de grande impacto nesta região chegam a provocar vômitos.

• Vômitos, acompanhados ou não por letargia e irritação, e dor ou falta de mobilidade no pescoço são sintomas clássicos de meningite.

• A ingestão de produtos tóxicos (como, por exemplo, produtos de limpeza ou remédios de adultos) também pode provocar vômitos e necessita de cuidados urgentes. Contate imediatamente uma organização especializada e tente guardar a embalagem daquilo que causou a intoxicação. 
Quando posso começar a dar comida normal para o meu filho?

Se ele não vomitar por 12 horas, você pode retomar a alimentação normal, mas continue a oferecer bastante líquido. Caso seu filho esteja inapetente, não se preocupe e só insista mesmo nas bebidas.

Muita gente prefere voltar a dar alimentos mais fáceis de digerir, como frutas, torradas ou papinhas leves, mas a recomendação dos médicos hoje em dia é que assim que a criança estiver melhor, volte a comer os alimentos do dia-a-dia (fora os gordurosos), o que apressa a recuperação devido à reabsorção dos nutrientes de que o corpo precisa.

Existe uma certa polêmica quanto à reintrodução do leite (fórmula ou de vaca), então converse com seu pediatra para ouvir a opinião dele sobre isso. Como o sistema digestivo está irritado, o leite pode acabar não sendo digerido corretamente.

Dormir também pode ajudar a acalmar e a diminuir os vômitos; o conteúdo do estômago muitas vezes é transferido para o intestino durante o sono, o que reduz a vontade de vomitar.

Lembre-se de só dar remédios contra a náusea sob orientação médica. FONTE brasil.babycenter.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário