sexta-feira, 6 de maio de 2011

PROTEJA SEU FILHO!

1) De acidentes domésticos, evitando ‘armadilhas’ e pontos perigosos: quinas de móveis, escadas, porta de banheiro e vaso com travas, idem na porta da geladeira, remédios e produtos de limpeza fora do alcance. E de acidentes no trânsito: use a cadeirinha até os 7 anos e depois o cinto de segurança. Verifique o transporte escolar, as condições em que a criança é transportada e o modo de embarque / desembarque.

2) Da TV: ela pode ser sua aliada, mas não deve ficar no quarto, onde a criança fique assistindo sozinha, imersa acriticamente em temas que não lhe são adequados, assimilando atitudes e comportamentos que causam prejuízo certo. E, principalmente, altera sua visão do mundo, com monstros, espantalhos, príncipes e princesas sedutores que nada acrescentam a seu imaginário.

3) Da internet: criança não deve ter acesso à internet, computador não lhe faz falta para aprender, aliás, tira a vontade de ler, escrever, pensar e até mesmo de interagir com a natureza. Controle o uso de videogames violentos: são uma escola subliminar de crimes. São também geradores de ansiedade, hiperatividade e insônia.

4) Da indolência: ensine-o desde cedo a guardar suas roupinhas e brinquedos, selecione uns poucos, troque-os de vez em quando, não faça do quarto uma loja de badulaques cansativos e padronizados.

5) Da marcação cerrada: a criança tem necessidade de ficar só, sem comandos e gritos e/ou controle pelo celular. As ordens devem ser pessoais, interativas, buscando integrá-lo à casa como parte da família, não como estorvo.
6) De pedófilos: ‘eles’ estão por perto, ou dentro de casa ou são conhecidos. Pessoas em quem a criança costuma confiar. Ensine-a a se resguardar de toques de qualquer pessoa, adulto, adolescente, parente ou estranhos. Em caso de ‘noite do pijama’ procure conhecer a família e seus componentes, quanto à segurança e respeito à integridade da criança. Proteja-a de abusos de qualquer natureza por parte de parentes, amigos, conhecidos e desconhecidos, por palavras ou atos.

7) Da fadiga intelectual sem a contrapartida física; a criança precisa de jogos corporais, atividades desportivas e/ou circenses. O domínio do corpo lhe é mais necessário que falar inglês precocemente.

8) Da erotização precoce: nem tudo na TV vale a pena ver de novo. Danças e atitudes de adultos não são para crianças

9) Da hipocondria, de remédios em demasia e de exames invasivos apenas para matar sua curiosidade.

10) Da obesidade: evite comprar alimentos calóricos, não recompense nem castigue seu filho por meio de comida, não faça da sobremesa um prêmio, não ceda à tentação da pizza noturna, das tortas e recheios. Reduza espetacularmente a compra de açúcar, salgadinhos e empanados. Seja exemplar, comendo mais frutas e verduras. Em matéria de boa alimentação, menos é mais!

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=1651309&tid=5286552572113146485

Nenhum comentário:

Postar um comentário